Primeiros passos para abrir uma franquia  

Abrir uma franquia pode ser uma boa solução para iniciar seu negócio, investindo em um nome e marca reconhecida pelo público alvo do segmento. No entanto, é preciso considerar algumas questões importantes antes, para que, de fato, consiga alavancar sua franquia e obter os resultados estimados.

Os primeiros passos sugeridos antes de abrir uma franquia não são muitos, mas todos devem ser analisados com atenção, pois se trata de um negócio e, por melhor e mais lucrativa que a franquia seja, existem riscos, assim como em todos os segmentos do empreendedorismo.

 

A primeira atenção que se deve ter é com relação ao segmento. O empreendedor precisa se identificar com o produto ou serviço para aprender a gostar e desenvolver bem o trabalho, se dedicando sem que isso se torne um verdadeiro sacrifício, pois a tendência é desanimar ou delegar a gestão para outra pessoa.

Não se deixe levar por modismos passageiros. Esse é um erro clássico cometido por muitas pessoas quando estão em busca de uma ideia ou negócio para abrir e se deixam levar por profissões ou negócios que aparecem nas novelas e logo todo mundo quer ter um. Quando o folhetim acaba, em poucos meses, aquele que seria o negócio do ano pode passar e o resultado do investimento e até do lucro inicial pode ir pelo ralo.

Em ambas as questões, fica claro que é importante analisar os fatos e fazer pesquisa de mercado com visão analítica, sem se deixar envolver por modismos passageiros nem por algo que pode até ser bom, mas que o empreendedor não se afina com o ramo.

Avalie o valor do investimento que precisará fazer para adquirir a franquia. Prefira as opções de negócios nos quais o preço não seja muito alto, de preferência de baixo a médio custo, exceto se for rico e quiser investir nas grandes redes multinacionais.

Considere o tempo de retorno do valor investido, não conte com os lucros logo no primeiro mês do negócio e, mesmo que tenha facilidade de fechar negócios ou venda, não conte com esse valor como se fosse um salário mensal. É preciso ter consciência de que o retorno requer um tempo, ainda que seja curto.

Prepare uma planilha de planejamento. Pode parecer engraçado preparar planilha antes de adquirir a franquia, mas é desse modo que poderá avaliar e passar, literalmente, para o papel detalhes, como até quanto do valor disponível pretende investir, o tempo diário que pode se dedicar à administração, cursos e atualizações,o espaço físico necessário para o negócio, como armazenagem etc. Nesse caso, se for uma franquia digital, os custos com lugar para guardar estoques são desnecessários.

E-book Grátis! Ensina Como Criar Um Negócio de Sucesso na Internet Altamente Lucrativo!

daniel

Daniel Vaz, blogueiro Apaixonado pelo internet marketing, procuro sempre aprender algo novo a cada dia. Publico meus novos conhecimentos Aqui.

Website: http://www.dinheiroganharplus.com

4 Comentários

  1. Jr

    Belo artigo bem esclarecedor, pena não ter encontrado essas palavras antes de ter minha franquia. Gastei muita grana e pago por isso até hoje Infelizmente não deu certo.

  2. Uma opção boa são as franquias online Daniel, tem crescido bastante e são de baixo custo!
    Obrigado pelo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *